top of page
Buscar

Zumbido

  • Foto do escritor: Luiz Lourençone
    Luiz Lourençone
  • 11 de set. de 2018
  • 1 min de leitura

Atualizado: 18 de nov. de 2022

Você já sentiu aquela sensação de um ruído no ouvido que incomoda muito? Esse ruído pode ser um zumbido. Na maioria das vezes, não é sinal de doenças graves, mas pode ser sintoma de condições que exigem um acompanhamento médico.

O problema no ouvido ocorre quando, por algum motivo, os componentes da via auditiva estão emitindo os estímulos que chegam até o destino, mesmo quando não há nenhum som passando por eles, ocasionando no zumbido.


Embora não existam sons de zumbido no ouvido relacionados a doenças específicas, existem diversos tipos, por exemplo, Tinnitus subjetivo, o tipo mais comum em que apenas o paciente pode ouvir, e o Tinnitus objetivo, em que o paciente e o médico conseguem ouvir no momento do exame.


Principais Características


O zumbido não é uma doença, mas um sintoma. Isso significa que o ruído é um alerta do corpo de que algo não está funcionando corretamente, ou seja, um indício de algum problema. Normalmente, surge devido à cera acumulada no ouvido, excesso de barulho, inflamação ou infecção no ouvido, lesões, medicamentos, dores musculares, depressão, ansiedade, diabetes não controlada, envelhecimento, entre outros.


O zumbido não causa surdez, mas a surdez pode provocar zumbido. Estes sons atrapalham a rotina de quem convive com o ruído. É comum que alguns pacientes desenvolvam quadros de estresse, pois o incômodo pode ser tão grande que interfere diretamente no dia a dia do indivíduo.


Em caso de dúvidas, procure um médico otorrinolaringologista para que o profissional realize um diagnóstico para verificar quais são as causas do problema.


Assista ao vídeo "What tinnitus sounds like", publicado pelo House Ear Institute: 


 
 
 

Comments


AGENDE SUA CONSULTA

(14) 3010-3500

©2018 by Dr. Luiz Fernando M. Lourençone

bottom of page