Qual a diferença entre o Implante Coclear e os aparelhos auditivos convencionais?

Os aparelhos de audição só amplificam os sons, ou seja, quando a pessoa escuta menos é como se você aumentasse o volume dos sons do ambiente. Agora, quando a pessoa não escuta nada, não adianta aumentar o som. É como um indivíduo cego usar óculos.

Dito isto, fica fácil entender que nestes casos não adianta usar um aparelho de audição convencional.

O aparelho de implante coclear não aumenta os sons. Ele é um estimulador elétrico. Na verdade, ele fará o papel de todo o ouvido. Este papel consiste na captação do som, transformação do mesmo em estímulo elétrico e estimulação do nervo auditivo diretamente. Não há necessidade de orelha, membrana do tímpano, ossos do ouvido e/ou cóclea.

É importante ressaltar que o implante coclear não devolve a audição normal para as pessoas e que a qualidade do som percebido é diferente, mas a pessoa com uma reabilitação adequada, realizada após a cirurgia, vai aprendendo a compreender os novos sons. Se a pessoa já escutou antes, provavelmente vai lembrar dos sons. Eles serão diferentes, porém ela poderá associá-los aos sons que já escutou antes de perder a audição. É como se ela estivesse aprendendo uma nova língua.