Zumbido no ouvido

Você já sentiu aquela sensação de um ruído no ouvido que incomoda muito? Esse ruído pode ser um zumbido. Na maioria das vezes, não é sinal de doenças graves, mas pode ser sintoma de condições que exigem um acompanhamento médico.

O problema no ouvido ocorre quando, por algum motivo, os componentes da via auditiva estão emitindo os estímulos que chegam até o destino, mesmo quando não há nenhum som passando por eles, ocasionando no zumbido.

Embora não existam sons de zumbido no ouvido relacionados a doenças específicas, existem diversos tipos, por exemplo, Tinnitus subjetiva, o tipo mais comum em que apenas o paciente pode ouvir, e o Tinnitus objetiva, em que o paciente e o médico conseguem ouvir no momento do exame.

O zumbido não é uma doença, mas um sintoma. Isso significa que o ruído é um alerta do corpo de que algo não está funcionando corretamente, ou seja, um indício de algum problema. Normalmente, surge devido à cera acumulada no ouvido, excesso de barulho, inflamação ou infecção no ouvido, lesões, medicamentos, dores musculares, depressão, ansiedade, diabetes não controlada, envelhecimento, entre outros.

O zumbido não causa surdez, mas a surdez pode provocar zumbido. Estes sons atrapalham a rotina de quem convive com o ruído. É comum que alguns pacientes desenvolvam quadros de estresse, pois o incômodo pode ser tão grande que interfere diretamente no dia a dia do indivíduo.

Em caso de dúvidas, procure um médico otorrinolaringologista para que o profissional realize um diagnóstico para verificar quais são as causas do problema.

Asssista ao vídeo "What tinnitus sounds like", publicado pelo House Ear Institute: