A importância da vacinação infantil

A vacinação é muito importante para todas as idades, pois atua no combate e prevenção de várias doenças e problemas que afetam à saúde. As crianças, por estarem em desenvolvimento, necessitam do fortalecimento do sistema imunológico.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil apresenta uma grande queda na porcentagem de crianças vacinadas nos últimos três anos, principalmente na imunização contra sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral), pólio e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Diversas campanhas são realizadas anualmente para conscientizar os pais sobre a importância da vacinação para os filhos, porém, alguns mitos acabam se propagando e criando resistência em relação às vacinas. A responsabilidade não é apenas com as crianças, mas com todos ao redor, diminuindo o risco de doenças e contágio.

Na rede pública de saúde, durante todo o ano, as vacinas estão disponíveis. É preciso atenção para doses que necessitam de reforço. Além disso, os pais devem se informar sobre o calendário vacinal.

Referências: Ministério da Saúde e Exame