Obtenha o Máximo do Implante Coclear do seu Filho

O implante coclear é uma "ferramenta" técnica para a audição do seu filho. O sucesso com esta ferramenta depende de muitos fatores. Idade de implantação é apenas um fator de influência no benefício que seu filho irá receber com um implante coclear. Um ambiente de comunicação rico, programação eficaz do processador de áudio, motivação, reabilitação e expectativas realistas, também são fatores importantes que contribuem para o sucesso da criança.1 Abaixo estão algumas sugestões que ajudarão você e seu filho(a) a obterem o máximo a partir do implante coclear.

É crucial falar com seu filho, como você falaria com uma criança com audição normal, mesmo que ele ou ela não entenda completamente o que você está dizendo. Falar com seu filho é a melhor maneira de incentivá-lo no desenvolvimento da linguagem falada. A expressão facial e a linguagem corporal enfatizam o significado das palavras e isso ajudará seu filho a entender melhor. Uma terapia auditiva estruturada complementa o que você ensina ao seu filho em casa. Para crianças muito jovens, a terapia auditiva pode inicialmente envolver atividades diretamente com os pais, para ajudarem seu filho (a) a detectar e reconhecer sons. Com experiência, o seu filho aprenderá rapidamente a aplicar essas habilidades de escuta no mundo real, fora do contexto terapêutico.


Uma pesquisa mostrou que o uso de um processador de áudio por um longo período durante o dia, afeta positivamente o desempenho das crianças com seus implantes. As crianças com implante coclear podem muitas vezes adquirir habilidades lingüísticas e habilidades auditivas da mesma forma que uma criança sem implante desenvolve o aprendizado. Isto significa que, mesmo quando você ou um professor não estão ensinando ou explicando algo, a criança aprende apenas ouvindo e tocando. Desta forma, a utilização máxima do implante coclear leva a melhores resultados. Por outro lado, após longos períodos sem utilizar o processador de áudio, o cérebro do seu filho leva um tempo para reajustar a entrada de sons pelo implante coclear. Isso pode atrasar o desenvolvimento da audição da criança. A utilização contínua, o dia todo, todos os dias, faz a diferença.

Aprendizagem de línguas é apenas um dos objetivos do implante coclear. Metas adicionais incluem tornar a fala do seu filho compreensível para pessoas que não estão familiarizados com ele(a). Um processador de áudio bem programado, usado durante todas as horas ao longo do dia, juntamente com reabilitação adequada, ajudarão seu filho a alcançar este objetivo.

Suas expectativas desempenham um papel importante no sucesso de seu filho com o IC. Crianças implantadas muito jovens geralmente fazem progressos rápidos e estáveis, principalmente com terapia e apoio eficaz. Na maioria dos casos, esperar que seu filho finalmente compreenda a linguagem falada e desenvolva habilidades de fala é real, assumindo que não existem outros problemas de aprendizagem.

A maioria dos usuários de implante coclear também são capazes de usar o telefone, alguns aprendem uma segunda língua, e muitos gostam de música - tarefas auditivas que são considerados de alta complexidade. É importante que você ajude seu filho a atingir seu pleno potencial. Como cada criança é diferente, o nível máximo do seu filho para alcançar o sucesso dependerá de uma série de fatores que não podem ser previstos antes da implantação. Por este motivo, é importante que as expectativas sejam realistas.